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O que é vitrinismo

Vitrinismo: O que é e como se tornar um Especialista!

O Vitrinismo é uma das atividades do Visual Merchandising e seu principal objetivo é alcançar melhores resultados com a exibição de produtos através da montagem de vitrines.

Assim como os outros elementos de um ponto de venda, as vitrines também são capazes de transmitir conceitos, ideias e sensações ao público – valorizam os produtos, possibilitam diferentes experiências e podem despertar o desejo de compra. Tudo isso pode acontecer, falando de uma forma bem leiga, através da decoração de uma vitrine.

Segundo a fundadora e diretora criativa da Whatever Varejo Criativo, Ariela Ranielly, a vitrine atua como um cartão de visitas, e é através da primeira impressão que temos da vitrine que decidimos por entrar ou não em uma loja. Essa primeira impressão é captada em aproximadamente 3 segundos, por isso a vitrine deve ser atrativa e estrategicamente elaborada.

“Esses quadriláteros de vidro e concreto são pinturas em 3D que revelam a alma da marca. São o ponto de contato mais importante com o shopper que enxerga ali o produto oferecido, as tendências e as cores da estação, o conceito daquela coleção… mas, além disso, fica projetado ali o desejo de fazer parte daquele universo em especial, de pertencer àquele sonho.” (Ariela Ranielly)

Em um shopping, por exemplo, existe uma infinidade de vitrines chamando a atenção de quem passa por cada corredor a entrar na sua loja. Para além da necessidade de compra, as pessoas frequentam shoppings para passear, em busca do que pode interesse-las. Mas o que vai fazer com que elas escolham entrar na sua loja e não na loja ao lado?

Para alcançar esse diferencial, é essencial que as áreas de marketing, produto e comercial dialoguem entre si, de forma a transmitir uma mensagem clara e coerente com a marca, tornando o seu mostruário um canal de relacionamento com o público para aumentar o fluxo de pessoas que se interessam em entrar na loja. É preciso desenvolver esse trabalho com estratégia para que a vitrine se transforme em uma ferramenta de visual merchandising eficaz conciliando o estilo do seu negócio, layouts atraentes, as tendências do mercado, entre outros elementos.

Compor uma vitrine assertiva não é tão simples como parece. Fatores como identidade de marca, perfil de público consumidor, calendário, tema da decoração e materiais adequados devem ser levados em consideração. Por isso, o vitrinismo é uma atividade exercida por vitrinistas ou pelos visual merchandisers, profissionais da área qualificados e responsáveis pela ambientação de vitrines. Eles podem trabalhar em lojas ou oferecer consultorias, realizando a tarefa a partir de briefings. Atualmente, existem diversos cursos disponíveis no mercado que formam esses profissionais.

 

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM MESTRE EM VITRINISMO

– GERAR EMOÇÃO É ESSENCIAL:

A emoção é uma experiência subjetiva ligada à agitação de sentimentos que provoca a comoção. Através dos elementos que compõem uma vitrine é construída uma mensagem da marca para o consumidor. Isso faz da vitrine um importante veículo de comunicação, como explica Ariela: “A vitrine pode ser meramente expositora, destacando exclusivamente o produto, ou funcionar como um grande palco para que as mais diferentes histórias sejam contadas. Mas em qualquer um dos casos, das composições mais simples as mais elaboradas, nem uma escolha é aleatória. Tudo – materiais, produtos, iluminação, objetos cenográficos – é escolhido, posicionado e combinado para estimular uma reação no consumidor. A vitrine trabalha com o universo simbólico, materializando conceitos por meio da composição de elementos que, em conjunto, despertam uma sensação e uma emoção única em cada um que a observa.”

Aqui também vale ressaltar a importância de ter um planejamento e escolher quais datas comemorativas, como o dia das mães em que existe uma comoção natural, vale a pena contar essa história.

– PRODUTOS CERTOS:

Os produtos a serem expostos não devem ser escolhidos de forma aleatória, devem levar em consideração o público que você quer alcançar, a estória que você quer passar para ele e, principalmente, a disponibilidade do item em seu estoque!

– ILUMINAÇÃO:

A luz é um dos fatores que atrai as pessoas e direciona o olhar, um dos coringas do vitrinismo. Além de dar contraste ao ambiente e realçar elementos como formas, cores e texturas, a luz dá brilho ao produto e pode ser usada de forma funcional, através de spots, para iluminar o ambiente ou decorativa, em backlights, letreiros, luminárias ou outros elementos.

– CORES:

O significado das cores deve ser levado em consideração na hora de compor a decoração da sua vitrine. Assim como outros elementos, elas tem o poder de transmitir emoções: cores quentes, como vermelho e amarelo, são mais vibrantes e cores frias, como azul e roxo, costumam passar tranquilidade e segurança. Por isso, as cores  são tão importantes para o vitrinismo e devem ser escolhidas de acordo com a mensagem que você que passar aos visitantes da sua vitirine.

– POLUIÇÃO VISUAL:

A poluição visual é quando existe um excesso de elementos, um dos inimigos do vitrinismo.  Em uma vitrine, temos poluição visual quando há muitos produtos, displays ou cartazes. O ideal é sempre manter a organização da vitrine e o foco em um produto. Assim como em um livro, áreas em branco são importantes para descansar e direcionar o olhar, alguns vitrinistas chamam elas de “respiro”, e afirmam que pelo menos 1/3 do espaço de uma vitrine deve ficar vazio.

Lembre-se: A organização da vitrine direciona o olhar de quem a vê e é essencial para a percepção do cliente. Quanto mais itens você dispor em sua vitrine, menos vai prender a atenção do cliente naquilo que você que destacar e valorizar.

Outros detalhes devem ser levados em consideração para um bom projeto de vitrinismo. Vitrines sem um fundo, como aquelas abertas para o restante da loja, devem levar em conta o interior do local como cenário também. A limpeza da sua vitrine também é um fator essencial, afinal ela é o cartão de visitas da sua loja e deve refletir a experiência que o cliente terá dentro dela. Sujeiras, pontos escuros e lâmpadas queimadas são descuidos que remetem à uma impressão negativa.

Saiba mais sobre o poder da vitrine aqui.

Confira as dicas da Whatever Varejo Criativo para uma vitrine atraente e vendedora aqui.

Guia de Análise para Ponto de Venda – PDV.

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