Blog

Dentista com máscara de pano e face shield

O que é PETG, como funciona e por que é usado para fabricar Face Shield

Você provavelmente já deve ter ouvido este termo por aí. Se você assimilou com as garrafas PET está quase lá, mas não é bem isso. Saiba mais sobre essa forma avançada de plástico.

Polyethylene terephthalate glycol, conhecido como PETG ou PET-G é um termoplástico altamente resistente e durável. Sua singular resistência a químicos, durabilidade e maleabilidade torman ele o material perfeito para diversas funções.

Por isso está cada vez mais sendo utilizado em todo tipo de manufatura, principalmente na produção para artigos hospitalares e recipientes para comida. Além disso tudo, ainda é um componente relativamente barato quando comparado com plásticos da mesma categoria, por causa do valor e durabilidade.

Durável, praticamente inquebrável e com um bom custo benefício. Realmente é difícil competir com o PETG, vamos entender o porquê.

COMO SURGIU O PETG

Em 1941, cientistas britânicos patentearam o polímero PET para a fabricação de fibras para o setor têxtil. Depois, ele começou a ser utilizado em forma de filme para empacotar alimentos.

Garrafas produzidas com o polímero PET

PETG é a evolução do polímero PET, utilizado no setor têxtil e na produção de garrafas plásticas.

Foi só em 1976 que foi utilizado na fabricação de garrafas rígidas para bebidas e sofreu seu grande boom. Hoje, o PET é o plástico mais utilizado do mundo, mas o PETG vem aparecendo cada vez mais e conquistando espaço devido a sua grande resistência e maleabilidade.

O PETg é um copolímero resultado da combinação do PET com glicol, um tipo de composto orgânico. Esse processo reprime a cristalização, alcança uma maior transparência e reduz o ponto de fusão antes necessário para usinar o PET, permitindo maior maleabilidade e resistência. 

PETG Propriedades

A partir do PET existem diversos copoliésteres derivados que demonstram diferentes propriedades. Como já explicamos, o PETG, surge da copolimerização do PET, quando se acrescenta a substância glicol à matéria prima. Este processo permite uma maior estabilidade térmica por tornar possível frear a sua cristalização.Tudo isso proporciona um dácil controle do material em altas e baixas temperaturas, permitindo que ele seja dobrado, até mesmo, a frio. 

Se comparado ao acrílico, um dos polímeros mais encontrados no mercado, o PETG apresenta uma maior resistência contra impactos e quebras. Ele chega para a cadeia produtiva em chapas transparentes, de até 2mm, e sua flexibilidade facilita o processo de moldagem e dobras. Por isso, ele é ideal para impressões 3D.

Sua resistência a químicos também o torna extremamente resistente a agentes oxidantes, por consequência é bastante utilizado no setor alimentar, possuindo a documentação de Material Food Safety. Estas características também contribuem para uma maior facilidade na hora de esterilizar, sendo a escolha ideal também para máscaras Face-Shield.

PETG NA FABRICAÇÃO DAS FACE SHIELD

Em 2020, a população mundial foi pega de surpresa por um vírus e, para conter o seu avanço, diversas medidas precisaram ser tomadas. Recomendações severas de higiene pessoal e uso de cobertura na região da boca e nariz estão sendo seguidas e monitoradas, e a Face Shield surge como um complemento na proteção coletiva.

Dentista protegendo o rosto e utilizando face shield

A Face Shield cria uma barreira física que protege desde a testa até os ombros do usuário. Isso evita a troca de fluidos nasais e salivares entre pessoas em um mesmo ambiente, impedindo a propagação do vírus. Além disso, a Face Shield reduz o toque frequente das mãos no rosto, contendo outra forma de adquirir o vírus. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A necessidade de confeccionar as máscaras em um material que oferecesse boa qualidade ótica para longas jornadas de trabalho, principalmente pelos profissionais da área da saúde, é uma das preocupações dos fabricantes. Por isso, o PETG é uma das matérias primas recomendadas. Ele possui alta transparência, com até 98% de transmitância luminosa, o que não prejudica a visão e garante conforto durante a utilização, até mesmo para pessoas que usam óculos de grau. 

O PETG também é indicado para a confecção desse equipamento porque permite uma higienização total da Face Shield, com o uso de álcool em gel 70% ou álcool isopropílico, garantindo a esterilização do material e seu uso em hospitais. Água e sabão também são suficientes para limpar a peça, para quem utiliza no dia a dia. 

Além disso, por conter glicol em sua composição, o PETG tem alta durabilidade, o que permite a reutilização da Face Shield quantas vezes forem necessárias. 

Onde comprar Face Shield feita em PETG

A Sul Acrílicos Express oferece dois modelos de protetores faciais confeccionados em PETG para compra online e segura. Confira no carrossel abaixo e clique nas imagens para visitar a loja virtual:

  • Máscara protetora facial face shield feita em plástico transparente
    Protetor Facial Total Face Shield Modelo Pró - Para longas jornadas de trabalho, já que é feita em PETG, material altamente transparente que não prejudica a visão. Inteiramente desmontável, pode ser esterilizada e utilizada até mesmo em blocos cirúrgicos e UTIs.

Entenda por que os infectologistas recomendam as Face Shield aqui.

Saiba mais sobre a Face Shield aqui

Está com dúvidas para escolher entre Acrílico e PETG? Clique aqui.

Para mais informações, entre em contato conosco!

E-mail: loja@sulacrilicos.com.br
Whats App: +55 55 999631 9002
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569

Instagram: @sulacrilicosexpress
Facebook: facebook/sulacrilicosexpress

 

Clique aqui
1
WhatsApp
Olá!
Podemos ajudar?