Blog

Urna caixa de sugestões em acrílico com bolso lateral

Como Colar o Acrílico

As chapas em acrílico podem ser coladas de maneira simples, mas é muito importante que a colagem seja feita corretamente, com o preparo ideal do material. Para a boa aderência da cola na peça, a superfície do acrílico deve estar livre de gordura, adesivos ou filme de proteção. Geralmente, é usado éter ou aguarrás para deixar a peça limpa. Na hora da colagem, também é importante que tensões provenientes do processo de moldagem da peça sejam eliminadas, bem como imperfeições decorrentes da hora do corte. Também é importante ressaltar que nunca se deve polir as superfícies que serão coladas, pois superfícies polidas não possuem boa aderência e, então, a superfície de contato da peça é reduzida.

A boa qualidade da colagem é garantida por um material bem preparado e do uso da cola certa, pois existem colas apropriadas para cada modo de colagem e produto. As técnicas de aplicação, quando bem feitas, também são fatores essenciais para o bom resultado na peça. Além disso, deve-se ter muito cuidado, pois a cola possui solventes orgânicos, apresentando-se como um produto tóxico. A aplicação da cola deve ser feita em local arejado, com uso de luvas, óculos e máscaras. Existem colas a base de solvente e colas com catalisador.

Cola a base de solvente:

As colas a base de solvente são mais indicadas para colagem de chapas finas com bordas ásperas ou sem pontas. O uso desse tipo de cola merece atenção redobrada no processo de colagem, além dos cuidados citados no início do texto, para evitar bolhas e o esbranquiçamento das peças. O processo de colagem das colas a base de solvente é o método de capilaridade, onde a cola de baixa viscosidade escorre entre os espaços livres, de uma superfície e outra, e os ocupa.

Cola com catalisador:

É apropriada para colar bordas esquadrejadas e regulares, porque permite que a extremidade de uma das chapas seja posicionada diretamente na superfície superior da outra chapa. A cola acrílica com catalisador é cristalina e apresenta alta viscosidade. É usada em produtos com uniões difíceis de encaixe, com juntas quase imperceptíveis, e que devem ser resistentes à pressão, esforços mecânicos e intempéries.

O excesso da cola pode ser cortado e eliminado após a secagem, e a união lixada e polida. As colas podem ser encontradas em lojas especializadas para materiais acrílicos. As peças de acrílico também podem ser coladas por outros processos, como o uso de fitas dupla face, por exemplo, em peças mais simples. Também há processos que funcionam por meio de adesivos com aplicação em aerossol, pistolas de ar quente e métodos por ultra-som.

Você pode conferir o passo a passo da colagem aqui, na parte inferior da página, em Downloads. A Sul Acrílicos possui profissionais qualificados para o processo de colagem. Assim, possuem um acabamento perfeito. Para mais informações, entre em contato conosco!

 

E-mail: loja@sulacrilicos.com.br
Whats App: +55 55 999631 9002
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569

Instagram: @sulacrilicosexpress
Facebook: facebook/sulacrilicosexpress

 

 

Clique aqui
1
WhatsApp
Olá!
Podemos ajudar?