Blog

Banner acrílico versus petg

Acrílico ou PETG. Qual eu devo usar?

Os plásticos são materiais orgânicos com constituição molecular e, geralmente, tem como matéria prima o petróleo. Eles possuem diversas variações que são divididas em dois grupos: os termoplásticos – que apresentam alta viscosidade quando submetidos à certas temperaturas, o que permite que eles sejam moldados, e os termorrígidos ou termofíxos – que não alteram a sua rigidez mediante temperatura. O acrílico e o PETG são dois tipos de plásticos que pertencem ao primeiro grupo, por isso podem ser moldados e usinados com facilidade para originar peças para comunicação visual, proteções de máquinas, entre outras. Mas qual material é o mais indicado para cada tipo de produto?

O PETG é mais resistente que o acrílico de uso geral, pois é mais flexível ,o que ajuda a reduzir perdas por quebra de material. Além de ser uma opção mais segura, também reduz o desperdício devido a substituições de peças quebradas e resiste muito bem à manipulação na hora do transporte. Toda essa resistência permite que chapas de PETG possam ser perfuradas por pregos sem que a mesma rache ou quebre. O que não ocorre com o acrílico, pois em algumas circunstâncias e dependendo da ferramenta e manejo da chapa na hora de perfurá-la, pode vir a trincar.

O PETG é comercializado em chapas, assim como o acrílico, e, em relação aos custos,  apresenta um valor maior ao do acrílico, porém inferior ao do policarbonato – outro termoplástico, quando comparados entre chapas com a mesma espessura. O PETG é menos transparente que o acrílico porém mais flexível, ambos podem entrar em contato com alimentos – quando não apresentam colas em sua confecção, podem ser reciclados e possuem boa resistência às intempéries. A semelhança também está na forma de processar os materiais: ambos podem ser perfurados, serigrafados, cortados (em máquinas a laser ou serras), jateados, torneados, pintados, polidos, dobrados e adesivados.

Acrílico ou PETG, tabela que explica as diferenças entre os dois materiais

Por ser um material mais rígido e apresentar maior brilho e transparência, o acrílico é indicado para peças maiores, que exijam grandes espessuras, podendo até mesmo estruturar móveis e compor decorações. Ele deve ser utilizado em fachadas, na confecção de troféus, urnas, porta guardanapos, entre outros produtos. Já o PETG é indicado para peças técnicas  e displays que necessitam ou podem ser fabricados em espessuras inferiores a 2mm, peças que sofrem impactos – como baleiros e suportes de gôndulas, e peças que possuem restrição de custo.

A Sul Acrílicos transforma acrílicos de 2mm à 50mm de espessura, e PETG de 0,8mm à 6mm de espessura e está a disposição para otimizar o seu projeto e tirar todas as suas dúvidas quanto ao material que você deve utilizar. Para mais informações, entre em contato conosco.

E-mail: loja@sulacrilicos.com.br
Whats App: +55 55 999631 9002
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569

Instagram: @sulacrilicosexpress
Facebook: facebook/sulacrilicosexpress

 

 

 

 

 

Clique aqui
1
WhatsApp
Olá!
Podemos ajudar?