Blog

Banner diferença entre acrílico e poliestireno

Acrílico e Poliestireno PS: Propriedades, diferenças e aplicações

É muito comum que exista confusão entre materiais na hora de identificar qual é o tipo de plástico usado em peças plásticas. Comprovadamente, o acrílico é o mais nobre entre os plásticos, possui mais transparência e brilho, é 100% reciclável, além de ser o mais caro. Por essa razão, muitas vezes, encontramos anúncios de peças confeccionadas com plásticos inferiores afirmando ser de acrílico.

Facilmente, o acrílico é confundido com o poliestireno, já que apresenta características semelhantes aparentemente. Por isso, esse texto tem o o objetivo de ressaltar as propriedades de cada um desses plásticos, diferenças e aplicações, para que você saiba a qualidade de cada peça que está adquirindo e se o valor cobrado está sendo justo.

PROPRIEDADES

O Poliestireno PS é uma resina que apresenta fácil flexibilidade e moldabilidade – através do calor. Pode ser encontrado em 4 tipos diferentes:

– poliestireno expandido (EPS) – uma espuma semi-rígida conhecida como isopor;
– poliestireno resistente ao calor – usado em eletrodomésticos;
– poliestireno de alto impacto – usado em utensílios domésticos;
– poliestireno cristal – comum em copos descartáveis.

As duas últimas são as variações que se assemelham ao acrílico. Confira na tabela abaixo as propriedades dos materiais:

Tabela com diferenças entre acrílico e poliestireno

COMO DIFERENCIAR ACRÍLICO DO POLIESTIRENO

Quando na versão transparente, o Poliestireno PS apresenta um tom azulado e amarela com facilidade – para verificar de modo mais fácil, basta colocar a peça contra a luz e visualizar que, na verdade, o plástico é também mais opaco.

Outra maneira de diferenciar o plástico é através do som. Uma peça feita em poliestireno, ao cair no chão, reproduzirá um barulho estridente. Já o acrílico produz um som seco e abafado, como faz um objeto de madeira.

A espessura também é um aspecto que pode auxiliar na diferenciação do material. O poliestireno sempre apresentará uma espessura acima de 2mm.

Ambos os materiais aparecem em utensílios domésticos. Você pode diferenciá-los observando o gosto da peça, pois o poliestireno adere ao gosto e cheiro, ao contrário do acrílico. Ao deixar um suco de laranja em uma jarra de poliestireno, por exemplo, de um dia para o outro na geladeira, ele mudará de gosto e a peça ficará com a marca do suco. No acrílico, nada disso acontece.

APLICAÇÕES

Acrílico

Muito versátil, pode ser aplicado em diversos setores do mercado.

Displays, peças técnicas, defletores para condicionadores de ar, placas de identificação de portas, expositores, fachadas, luminárias, coberturas, urnas, púlpitos, troféus, chaveiros, passarelas, porta-guardanapos e sachês, marcadores de mesa, baldes de gelo, descansa copos, preçários, berços pediátricos, organizadores domésticos, peças náuticas, para-brisas e demais utilitários em geral.

Poliestireno PS

Normalmente é utilizado em artigos de baixo custo e peças descartáveis.

Utensílios domésticos (jarras, copos e recipientes), copos descartáveis, lacres, embalagens de CDs, pipetas, seringas, béqueres, pentes, cabides, caixas organizadoras, potes, pastas e caixas térmicas (quando na versão expandida).

 

Para mais informações, entre em contato conosco! A Sul Acrílicos auxilia você a escolher o material mais adequado para o seu projeto.

Instagram: @sulacrilicosexpress
Facebook: facebook/sulacrilicosexpress

E-mail: loja@sulacrilicos.com.br
Whats App: +55 55 999631 9002
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569

Clique aqui
1
WhatsApp
Olá!
Podemos ajudar?