Blog

Banner Vidro ou Acrílico

Vidro ou Acrílico: qual a opção mais barata?

O vidro foi descoberto pelos egípcios, há mais de 4.000 anos. Já o acrílico surgiu em 1928, e começou a ser comercializado 5 anos depois, em 1933. Não é à toa que no início denominavam o acrílico como “vidro melhorado”. O acrílico apresenta propriedades superiores ao vidro: considerado um plástico nobre, o acrílico possui dez vezes mais resistência e 8% mais transparência que o vidro. Mas na hora de escolher o material ideal para o seu projeto, o que é melhor? Vidro ou acrílico?

Em termos de valores, o acrílico pode possuir o custo mais elevado, mesmo assim ele se torna a melhor opção nos seguintes casos:

– Quando você necessita de peças com recortes especiais (cantos arredondados, furos, formatos específicos..)

– Quando deseja aumentar a segurança do ambiente, pois o acrílico é mais resistente contra impactos e não estilhaça como o vidro – ele é ideal para quarto infantil, por exemplo

– Quando você irá manusear com frequência a peça, pois o acrílico pesa aproximadamente metade que um vidro de igual medida e espessura

– Quando você deseja uma chapa de cor especifica, pois o acrílico recebe pigmentação no momento da fabricação

– Quando você precisa de peças fortes e resistentes, como aquelas aplicadas em visores de máquinas

– Quando você mesmo quer fabricar algo com o material, já que o acrílico pode ser serrado, furado e moldado com maquinas simples, enquanto o vidro só pode ser partido

Vidro ou acrílico? Abaixo, uma tabela comparativa entre os materiais

Tabela com diferenças entre vidro e acrílico

*por apresentarem propriedades diferentes, os valores podem variar conforme a espessura necessária para cada tipo de projeto. Essa comparação é valida para metragem de mesma espessura.

O acrílico

Com densidade entre 1150 e 1190 Kg/m³, o acrílico é um material muito mais leve que o vidro e, quando virgem, apresenta maior resistência às ações do tempo, como sol e chuva. Entre as diversas vantagens do material está o índice de até 92% de transmitância luminosa – indicador que mede a transparência, além de comprovadamente isolar 20% melhor a temperatura que o vidro.

Existem dois tipos de acrílico: Cast e Extrusado. O cast é o mais puro dos acrílicos, normalmente recomendado para a fabricação de quadros e painéis. Como ele é composto com matéria prima virgem, nunca usada, apresenta muito mais transparência, resistência e demora muito tempo para perder aspectos originais como brilho em decorrência da ação do tempo. Além disso, apresenta processo de fabricação menos agressivo. O acrílico extrusado é utilizado para oferecer um melhor custo-benefício, apresenta menor variação de espessura, bem como menor resistência térmica e química. Também acaba sendo menos resistente à impactos do que as chapas cast.

O processo de limpeza do acrílico é muito simples e econômico, uma vez que produtos de limpeza em geral prejudicam as moléculas da estrutura do material, causando fissuras. Você pode limpar peças em acrílico apenas com água morna, sabão e, principalmente, uma flanela macia ou com produtos específicos para limpar o acrílico. O uso da flanela macia é especialmente recomendado para evitar materiais que possam arranhar a peça em acrílico. O ideal é limpar sem pressionar a peça, pois até mesmo partículas de poeira podem causar pequenos arranhões. Apesar de ser mais suscetível ao risco do que o vidro, com um polimento simples, feito com cera comum e flanela macia, você pode eliminar esses pequenos arranhões.

A leveza do acrílico – que chega a pesar até metade de um vidro de mesmo tamanho e espessura, é uma das suas principais vantagens. Permite o fácil manuseio da peça, além de fácil instalação. Algumas vezes, uma fita dupla face é suficiente para fixar peças em acrílico em paredes, por exemplo.

 

O vidro

Quando comparado com o acrílico, o isolamento acústico é um dos poucos  pontos onde o vidro sai ganhando, por isso ele é muito indicado a ser usado em lugares com bastante ruído, sendo o preferido na confecção de divisórias de ambientes.

Ainda que seja mais utilizado que o acrílico, o vidro é menos seguro. Dependendo da espessura utilizada acaba sendo frágil – principalmente quando se trata do vidro comum que, ao quebrar, acaba estilhaçando, o que pode causar acidentes como cortes e se configura como perigoso.

Para tornar o material mais seguro, novos tipos de vidro surgiram a partir de tratamentos e técnicas criadas para deixa-lo mais resistente, como o vidro laminado e o vidro temperado. O primeiro é um material pesado, constituído por sobreposição de placas de vidro unidas por uma resina que fortalece o material. O vidro blindado é um derivado do vidro laminado. O vidro temperado apresenta entre 5 e 7 vezes mais resistência que um vidro comum da mesma espessura, devido ao seu processo de fragmentação e não estilhaça ao quebrar.

Apesar do acrílico demorar para perder brilho, o vidro também apresenta vantagem sobre ele, pois quando bem cuidado é mais difícil que ele perca o brilho. A limpeza do vidro para manter esse brilho não é tão simples assim, apenas água e sabão não são suficientes, sendo necessários materiais de limpeza específicos.  As preocupações com arranhões são menores neste material, já que é mais difícil arranhar um vidro do que arranhar um acrílico mas, em caso de arranhões, diferente do acrílico que pode ser recuperado, o vidro deverá ser substituído para evitar acidentes.

Chapas coloridas em acrílico

Para quem deseja cor em seu projeto, o acrílico é o material que apresenta maior diversidade.

 

E AGORA, VIDRO OU ACRÍLICO?

Para finalizar, e ajudar você a decidir sobre usar vidro ou acrílico, podemos afirmar que, em relação ao custo-benefício, ainda quando o valor da peça a ser utilizada se apresentar mais cara que o vidro e o material possa ser utilizado para a finalidade do projeto, o acrílico é a melhor opção. O material apresenta resistência e durabilidade, sendo um investimento a longo prazo. Na maioria das vezes, é 60% mais barato que o vidro e 30% mais barato que o poliestireno, quando comparado a mesmas espessuras e tamanhos. É importante lembrar que por serem materiais com propriedades diferentes, nem sempre serão utilizadas mesmas espessuras para a mesma finalidade, e é nesse momento que o acrílico pode apresentar valores mais elevados.

Saiba como limpar suas peças em acrílico aqui.

Descubra como é cobrado o preço do acrílico.

Para mais informações, entre em contato conosco!

E-mail: loja@sulacrilicos.com.br
Whats App: +55 55 999631 9002
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569

Instagram: @sulacrilicosexpress
Facebook: facebook/sulacrilicosexpress

 

Clique aqui
1
WhatsApp
Olá!
Podemos ajudar?