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Guia de Análise de Ponto de Venda – PDV

A aparência de uma loja e sua fachada são os elementos que convidam o seu público a entrar e conhecer o seu produto. Por isso, o ponto de venda deve ser bem estruturado, com arquitetura e ações de marketing alinhadas.

O ponto de venda é o local onde se expões produtos e serviços para venda. Mas ele não deve ser pensado de modo superficial, pois deve possibilitar uma experiência ao cliente, possuindo elementos que colaborem para a decisão de compra, e que conectem o cliente com a sua marca, a sua identidade.

Não existe uma fórmula para o ponto de venda perfeito, e cada tipo de negócio deve trabalhar com as suas peculiaridades – por isso é sempre importante fazer uma pesquisa de mercado antes de planejar o seu. Mas na hora de escolher o seu PDV, é essencial que você leve em consideração aspectos que proporcionem a melhor experiência aos seus clientes. Preparamos uma lista com questões que merecem ser analisadas:

– O público que você deseja atender conseguirá acessar e chegar no seu ponto de vendas com facilidade?

– Seus clientes estão próximos ao estabelecimento?

– Os seus concorrentes estão próximos a você? Vale a pena para o seu negócio mantê-los por perto?

– O local é adequado para vender? Possui o espaço necessário para a circulação de pessoas? Você poderá explorar a vitrine de acordo com seu planejamento?

– O seu ponto de venda chama atenção entre os outros elementos da redondeza?

Ponto de Venda: a melhor maneira de chamar atenção

Por isso, pensar em como destacar a fachada do seu ponto de venda, e na linguagem certa para as suas ações de comunicação dentro dele é essencial.  Além disso, é preciso também ficar atento à iluminação do local, cores da decoração, conforto, climatização, sonorização, aromas, tipo de atendimento e uma série de outros elementos que criarão o ambiente perfeito que contribuirá para a decisão de compra do seu cliente.

MAS POR QUE É TÃO IMPORTANTE ANALISAR O MEU PONTO DE VENDA?

 A falta de tempo e o ritmo de vida dinâmico das pessoas hoje em dia faz com que campanhas de marketing em rádio e televisões, por exemplo, não tenham mais uma grande impacto nos consumidores. São poucas as pessoas que tem tempo de escutar o rádio e, com o controle-remoto em nossas mãos, zapeamos pelos canais para evitar os comerciais. A internet tem sido uma boa aliada em campanhas, mas o que tem conquistado mesmo os clientes são os pontos de vendas.

Segundo a associação POPAI-BRASIL, dedicada ao desenvolvimento do Marketing de Varejo no Ponto de Venda, 81% da decisão de marca é tomada quando a pessoa está no ponto de venda, o que faz com que o modo que os seus produtos são expostos e todos os elementos que colaboram para isso reflita no processo de compra. Além disso, segundo pesquisas, 90% das informações que assimilamos são absorvidas através dos nossos olhos, por isso uma boa estratégia de exposição é essencial para uma campanha bem-sucedida.

QUERO INCREMENTAR MEU PDV

Além de possuir uma boa localização, um local com arquitetura e comunicação de acordo com a sua identidade, um ponto de vendas próspero é um ato de construção continua. Você vai precisar de muita dedicação para manter ele eficiente e confortável aos seus clientes. A Sul Acrílicos compilou diversas dicas disponíveis na internet para você manter a melhoria do seu PDV, confira:

Dicas para aumentar as vendas no deu ponto de venda

Conheça seu público: estude o perfil e o gosto dele, isso facilita na hora de destacar produtos e escolher aqueles que você deixará próximo aos caixas, para que o consumidor observe enquanto espera na fila.

Conforto é algo necessário: além de atraente, seu PDV precisa ser aconchegante, o seu cliente precisa sair com vontade de voltar, seja porque a playlist é agradável, o aroma é bom, os atendentes são queridos, tem aquele cafezinho…. faça com que eles se sintam bem!

Leve em consideração as categorias dos produtos na hora de organizar: exponha eles de maneira lógica e estratégica, lembre-se de como você pode viabilizar compras casadas, como se fosse a sessão “poderá gostar também de” de uma loja virtual. Além disso, indique as sessões utilizando displays adequados.

Mostre os benefícios: não exponha apenas os adjetivos dos seus produtos ou serviços, mostre de forma clara quais são os benefícios que o cliente vai adquirir escolhendo ele. Utilize banners e infográficos com dados, exponha vídeos e depoimentos. E não esqueça de unir esse conteúdo às “call to actions” – uma simples mensagem de compre já pode levar ao impulso de compra!

Ofereça descontos: crie estratégias para oferecer descontos e explore o seu ponto de venda para isso.

Mostre pessoas utilizando os seus produtos: através de fotos, vídeos ou ilustrações, demonstre a felicidade em utilizar o seu produto. Lembre-se que é importante o seu público se identificar com os personagens dessas imagens e se enxergar utilizando o produto também. Assim, você aproveita e ensina seu cliente a usar o seu produto também!

Hotspots: Observe os pontos que concentram mais consumidores e onde eles ficam por mais tempo. Utilize eles ao seu favor! Exponha neles os produtos que você quer destacar e com maior valor agregado.

Dicas para melhorar o design do seu PDV 

Capriche na exposição: busque diferenciais, seja ousado e inovador! Utilize luzes, expositores, descrições criativas para destacar o seu produto ou serviço. Brinque com cores e contrastes, o importante é chamar a atenção do seu cliente.

Descubra o poder da luz: a luz tem o poder de direcionar o olhar, captar a atenção do consumidor e valorizar o seu produto. Jogos de luzes, como locais com mais incidência luminosa e contraste, quebram a monotonia e diferenciam seus produtos.

– Cores:  Não é proibido ousar em cores nos detalhes, mas tome cuidado! O ideal é que essas cores apareçam em locais de pouca permanência. Prefira mesas e mobiliário de tons neutros e ouse nas cores dos expositores – assim será mais fácil atualizar campanhas.
Explore o espaço do seu ponto de venda

 

Não esqueça também:

– Não exponha produtos com defeitos!

– Os seus vendedores são as pessoas que possuem o contato direto com o consumidor. Devem ser simpáticos e solícitos, e devem entender o por que isso é importante. Acompanhe as ações deles e forneça bons treinamentos.

– Já falamos sobre a arquitetura estar alinhada com a comunicação do local e, na mesma linha, a decoração precisa estar de acordo com o que você oferece. Produtos modernos devem utilizar materiais modernos em sua exposição.

– Marketing 3.0: o mundo evoluiu e o marketing também! Pense em como você pode aproveitar a sua marca, produtos e serviços para fazer um mundo melhor. Veja o mercado de forma mais humana, leve em consideração a missão, a visão e os valores da sua empresa na hora de desenvolver suas campanhas e mantenha um posicionamento funcional, emocional e espiritual. Utilize o seu ponto de venda para transparecer isso e interaja de forma colaborativa com seus consumidores.

A ambientação de um ponto de venda pertence a uma das missões do visual merchandising, elemento do marketing que ajuda a tornar a exposição do que você oferece mais eficaz, trabalhando a composição estética e valorização do produto e, assim, despertando o desejo de consumo. Portanto, o visual merchandising é também o responsável por projetar a imagem da empresa para o seu público, e trabalha com a percepção do cliente. O visual merchandising é o que ajuda a tornar essa exposição de produtos mais eficaz –com o objetivo de alavancar as vendas e reforçar marcas, trabalhando a composição estética e a valorização do produto, aliando técnicas de marketing e comunicação visual. Saiba mais sobre o Visual Merchandising aqui.

+ Leia também nosso Guia para PDVs e Grandes Marcas

+ Conheça os Displays e Expositores da Sul Acrílicos e ideias para ambientar seu PDV.

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