Blog

Benefícios do acrílico em relação à outros materiais

Benefícios do Acrílico: Por que utilizar o acrílico é melhor que outros materiais?

O Acrílico é um polímero utilizado em várias áreas do mercado devido à sua facilidade de adquirir formas, leveza e alta resistência. Mas quais são os benefícios do acrílico? Por que você deve optar por usá-lo em seus expositores, suas fachadas e demais peças?

Confira abaixo uma série de aspectos sobre o material:

BENEFÍCIOS DO ACRÍLICO EM RELAÇÃO À MANUTENÇÃO

Uma chapa de acrílico apresenta uma superfície brilhante e transparente, fatores essenciais na criação de muitas peças com o material.

Polimento: Dependendo da finalidade da peça e da sua estrutura, o acrílico pode sofrer leves arranhões, como em casos de interação com o público, pela utilização de substâncias não indicadas na sua higienização e pela própria ação do tempo. Mas o acrílico tem uma característica bastante específica: a possibilidade de eliminar riscos com processos simples, que podem restaurar a peça, resgatando aspectos originais e garantindo um ótimo acabamento sempre. O material pode ser polido manualmente, com uma flanela livre de sujeiras, com ajuda de uma substância polidora para móveis, plásticos ou, até mesmo, cera automotiva. Em casos mais graves, o material deve ser polido pelo processo mecânico, que utiliza uma série de abrasivos e discos de polimento, que devem ser utilizados em uma sequencia específica, além de aplicados em uma velocidade controlada, pois o polimento da chapa de acrílico requer um bom equilíbrio entre a velocidade da politriz e a pressão aplicada, cabendo ao operador julgar a pressão que não causará superaquecimento, mas que surtirá efeito. O processo também é feito com o auxílio de massas especiais para a ocasião, mas o acabamento final é dado em outra politriz, sem o auxílio de massa, para lustrar a peça e remover os excessos da operação.

Púlpito em acrílico com porta copos e porta microfones na parte frontal

O Acrílico possui um alto índice de transmitância luminosa e é um material extremamente brilhoso

Higiene: Diferente de materiais como a madeira o acrílico é completamente liso, o que evita a aglomeração de bactérias. Por isso ele é bastante indicado para a confecção de utensílios domésticos, hospitalares e em estabelecimentos do ramo alimentício – como as caixas acrílicas encontradas em pronto-atendimentos ou potes na venda de grãos, por exemplo . Além de não juntar sujeira, é muito fácil limpar uma caixa acrílica. O uso de água e sabão, aplicados com um pano macio, já garante uma boa limpeza. Você também pode adquirir um kit de limpeza aqui.

BENEFÍCIOS DO ACRÍLICO EM RELAÇÃO À ESTRUTURA DO MATERIAL

Uma chapa acrílica possui até cinco vezes o desempenho contra impacto de um vidro plano com espessura equivalente. Além disso, tem uma excelente resistência quanto ao estilhaçamento. Ao quebrar, se parte em pedaços grandes, diferente do vidro, o que faz com que o acrílico seja também uma opção mais segura.

As espessuras das chapas em acrílico variam de 1mm a 60mm, o que torna possível que o acrílico seja utilizado inclusive na confecção de aquários, aguentando até mesmo a pressão hidrostática. Quando em baixas espessuras, o acrílico se transforma em peças muito leves, facilitando o transporte das mesmas.

As chapas acrílicas costumam apresentar uma durabilidade de até 10 anos, resistindo a qualquer tipo de ação climática. Elas possuem proteção contra raios solares UV, o que também é uma garantia contra o amarelamento decorrente do tempo.

BENEFÍCIOS DO ACRÍLICO EM RELAÇÃO AO VIDRO

As chapas acrílicas apresentam várias vantagens para utilização no lugar do vidro. São elas:

  • Resistência ao impacto é dez vezes maior que a do vidro.
  • Densidade duas vezes menor que o vidro. Para o mesmo objeto, o peso é 
a metade.
  • Não provoca ferimentos nas pessoas ao quebrar.
  • Transparência maior que o vidro.
  • As chapas acrílicas possuem maior resistência à luz do sol, que permite 
vida muito longa ao acrílico.
  • Maior variedade de textura e cores 
Assim em várias aplicações de chapas acrílicas pode ser vantajoso utilizar acrílico no lugar do vidro. Alguns exemplos podem ser citados:
  • Utilidades domésticas
  • Janelas de escolas onde existam crianças
  • Vidros de segurança em prédios
  • Balcões de lojas
  • Balcões frigoríficos

BENEFÍCIOS DO ACRÍLICO EM RELAÇÃO À USINAGEM

O acrílico é um material bastante flexível que pode originar diversas formas em tamanhos diferentes. É possível trabalhar com a fabricação de peças únicas sem emendas e frestas, que normalmente acumulam pó e sujeiras, pois o acrílico possui menor rigidez que o alumínio ou vidro, por exemplo.

Além disso, o material também pode ser furado e cortado, incorporando também diversos acessórios como dobradiças, travas, etc.

Por apresentar superfície lisa, pode ser personalizado de diversas formas, como gravação a laser, serigrafia, adesivagem e impressão UV em rígidos.

Já por ser um material moderno, ele pode ser combinado facilmente com outros tipos de materiais, como madeira e ACM. Garantindo harmonia e agregando valor à peça. O ACM é utilizado em peças de sinalização como placas e fachadas, por exemplo, para revestimento e estética. O MDF pode aparecer em expositores, agregando valor à peça com opções de pintura em laca, cortes retos ou personalizados, sendo possível a confecção de peças com encaixes.

Película Protetora: Outro benefício é que, enquanto o material é manuseado, ele possui um filme protetor que evita acidentes com a peça. Geralmente, a peça é entregue ao consumidor final com o mesmo filme, evitando que ocorram estragos durante a entrega, por exemplo.

BENEFÍCIOS DO ACRÍLICO EM RELAÇÃO À VARIEDADE

Existem mais de 4.000 cores de chapas acrílicas disponíveis no mercado hoje. Ainda, pode-se trabalhar também com a chapa cristal – completamente transparente e muito utilizada em displays, chapa fumê e chapa espelhada.

Além de apresentarem diversos níveis de transparência, também é possível trabalhar com uma série de texturas de chapas acrílicas.  As espessuras das chapas podem variar de 2 a 60mm

Chaveiros em acrílico recortados a laser

Caso queira saber mais sobre os benefícios do acrílico e entender se ele é o material ideal para ser utilizado em seu projeto, entre em contato conosco através do nosso formulário ou e-mail.

Confira nosso Guia de Análise de Ponto de Venda.

Saiba como é cobrado o preço do acrílico.

 

E-mail: loja@sulacrilicos.com.br
Whats App: +55 55 999631 9002
Telefone: +55 51 2042 0221
0800 042 0569

Instagram: @sulacrilicosexpress
Facebook: facebook/sulacrilicosexpress

 

Clique aqui
1
WhatsApp
Olá!
Podemos ajudar?